Dicas sobre cuidados com as plantas no inverno

Dicas sobre cuidados com as plantas no inverno

Por B&L AGRO em 20 de Junho de 2020 as 00:00:00

B&L
Quando a temperatura começa a cair, é hora de tirar os casacos e as cobertas do armário para se proteger do frio, não é? Pois os cuidados também valem para as plantas no inverno!

Quando a temperatura começa a cair, é hora de tirar os casacos e as cobertas do armário para se proteger do frio, não é? Pois os cuidados também valem para as plantas no inverno! Afinal, a queda de temperatura traz riscos para espécies que não são adaptadas a esse tipo de clima, o que pode comprometer a produção se medidas preventivas não forem tomadas a tempo.

Como o Brasil tem um grande território, é claro que o inverno não é igual em todas as regiões. Por isso, observar as temperaturas é importante para garantir os cuidados corretos com as plantas. Em geral, quando o termômetro marca 10°C, é preciso começar a proteger as plantas, principalmente se na sua região ocorrem geadas e se as espécies cultivadas não são resistentes ao frio.

Mas você sabe quais são os cuidados necessários com as plantas no inverno e como garantir que elas não fiquem expostas ao frio? Pois é para ajudar você a assegurar a saúde da sua horta na estação das baixas temperaturas que nós fizemos este artigo. Continue a leitura e acompanhe quatro dicas para proteger o seu cultivo!

1 – Cultive plantas resistentes ao frio

Essa não é necessariamente uma dica de cuidado, mas uma orientação que pode fazer com que a sua horta continue produzindo bem mesmo na estação mais fria do ano. Afinal, ao plantar espécies que são resistentes a esse clima, você minimiza os riscos de estragos causados pelas baixas temperaturas e garante a produtividade, já que as plantas estão adaptadas e não sofrem com o frio.

Em geral, hortaliças de folhas e bulbos são as espécies mais indicadas para o inverno. Alface, rúcula, beterraba, cenoura, chicória, couve-flor, ervilha, nabo, rabanete e repolho são alguns exemplos que têm boa produtividade no frio, embora alguma proteção possa ser necessária. Já plantas como berinjela, moranga, abóbora e pepino não se desenvolvem bem nessa época.

2 – Proteja as plantas da geada

Até mesmo as plantas que precisam do frio para crescer podem ser prejudicadas pela geada, que se forma quando a temperatura do ar fica abaixo do ponto de congelamento da água, que é 0°C. Dessa maneira, cristais de gelo se formam sobre as superfícies, o que, no caso dos vegetais, pode congelar a seiva das plantas e impedir o funcionamento adequado das células, prejudicando o desenvolvimento dos vegetais.

Para prevenir que as geadas danifiquem as plantas no inverno, verifique a temperatura no início da noite. Se não estiver chovendo e o termômetro marcar em torno de 13°C, é sinal de que pode haver geada na madrugada. Nesse caso, é importante cobrir totalmente as plantas com sombrite, sacos de algodão ou outro tipo de material escuro à noite e retirar a cobertura pela manhã.

3 – Tenha cuidado com a rega

Também é preciso ter cuidado com o fornecimento de água para as plantas no inverno. Isso porque, como a evaporação da água é reduzida por causa das baixas temperaturas, o solo demora a secar mais do que no verão. Assim, se a irrigação ou rega ocorrer na mesma intensidade, a terra pode ficar muito encharcada, colocando em risco a saúde do cultivo.

Dessa forma, o melhor é fazer a rega apenas quanto a terra começar a secar. Também é importante que o fornecimento de água seja feito pela manhã, para que as folhas possam secar durante o dia. Com isso, você evita que o excesso de umidade nas folhas e no solo acabe gerando fungos e doenças causadas por eles em toda a estrutura das plantas.

4 – Pode e adube com moderação

No frio, as plantas que não são adaptadas a esse clima têm um desenvolvimento lento, o que gera mais dificuldade para crescer. Por isso, se houver folhas e ramos doentes ou secos, você pode fazer a poda deles para que essas partes não acabem consumindo os nutrientes do restante da planta. Se a sua região sofre com geadas, porém, tenha cuidado para não podar demais.

Nesse período, as plantas não precisam da mesma intensidade de adubação que é feita nas estações mais quentes. Afinal, como o metabolismo é mais lento nessa época, elas não conseguem absorver muitos nutrientes e eles acabariam sendo desperdiçados depois da aplicação. Por isso, o ideal é fazer uma adubação cerca de 30 dias antes do inverno.

O cuidado com as plantas no inverno garante resultados todo o ano

Com essas dicas, você não precisa se preocupar com a chegada do frio! Afinal, agora você sabe como cuidar das plantas no inverno para que elas não sejam prejudicadas pelas baixas temperaturas.